Para criarmos conteúdos que realmente engajem, gerem compartilhamento e conexão, precisamos entender quais as forças psicológicas que movem o ser humano.
Em geral, giramos em torno daquilo que:
:: Nos dá maior controle e aumenta nosso capital social
O ser humano sempre age em torno daquilo que aumenta seu capital social, que o faz parecer mais inteligente, importante, famoso e feliz. Por isso, vemos tantas pessoas exibindo seus estilos de vida de modo a exibir algum status. O capital social é composto de várias valores decorrentes das relações entre as pessoas nas redes sociais (capital social relacional) e das percepções que elas têm sobre os outros (capital social cognitivo).
:: Aumenta nossa conexão
Queremos conhecer novas pessoas e fortalecer os relacionamentos existentes, seguindo uma tendência a querer ampliar a rede de conexões. Buscamos o tempo todo nos identificar na sociedade, achar a nossa tribo, para sermos aceitos e poder expressar a nossa identidade, valores e bandeiras.
:: Aprofunda nossa experiência
Somos também ávidos por novas experiências. Nosso cerébro é como uma esponja. Toda vez que entramos em contato com algo pela primeira vez, nossa pupila dilata, o cérebro abre uma janela de retenção, começa a armazenar informações e realizar sinapses. Essa é sinapse é quase uma droga para o nosso cérebro. Depois de um tempo, tal experiência vira um atalho no cérebro, pois ele é orientado a economizar energia, e não sentimos mais o efeito da novidade. Por isso, as trends são tão passageiras, pois elas vêm como novidade e logo ficam obsoletas.
:: Nos economiza tempo
A última força, mas não menos importante, é que nós, seres humanos, sempre giramos em torno daquilo que nos economiza tempo. Somos preguiçosos por natureza. De fato, essa é uma das coisas que o dinheiro não pode comprar: tempo. Inconscientemente, nós queremos ganhar tempo, seja pelo senso de urgência, seja pela comodidade.
Tendo consciência das forças que movem o algoritmo humano, podemos criar conteúdos, elaborar estratégias e soluções que ajam direto nesses aspectos da psicologia humana.
Podemos criar conteúdos nas três modalidades dos 3Hs: Help, Hub e Hero.
:: Help
Para criar conteúdo tipo help, você deve usar o próprio modelo mental de busca que o público-alvo já tem. Assim você as ajuda a economizar tempo nessa missão. Aqui podemos colocar conteúdos de dicas, tutoriais, informações de valor com apelo mais para alcance, como as trends. Assim atingimos o público que está na fase da jornada de descoberta.
:: Hub
O conteúdo tipo hub atende à necessidade do público de se aprofundar naquilo que sabemos enquanto especialistas no assunto do nosso mercado. Esse conteúdo é entregue na etapa de consideração, quando a persona já está seguindo seus canais nas mídias sociais e busca uma profundidade e consistência no conteúdo. Por isso é imprescindível nessa fase, ter uma linha editorial bem planejada, um calendário de conteúdo e estruturar muito bem sua comunicação. Nesta fase você se relaciona com seu público, gerando conexão e entregando valor. É pertinente apresentar prova social para estreitar a conexão.
:: Hero
Entenda como herói, o seu próprio cliente. Ele percorreu, supostamente, as demais fases e agora está preparado para receber conteúdos exclusivos, participar de eventos, promoções, formas que o façam ter uma experiência com sua marca (ou marca pessoal), despertando, ainda, o desejo de compartilhar essas experiências.
Neste post conseguimos ter uma visão mais clara de como a nossa parte psicológica pode nos direcionar a criar conteúdos eficazes em cada fase da jornada do nosso cliente ou seguidor.
Nós da Aline Alcântara RP conduzimos você e sua marca durante toda essa trajetória, não só na estratégia, mas também somos responsáveis por parte da operação no dia a dia. Se você ainda tem dúvidas sobre o tema, deixe aqui seu comentário. Agora, se já quiser partir para o trabalho, entre em contato conosco aqui no site.
Fiquem com Deus!