...

O poder de influência da imagem

Um review sobre o impacto e influência da imagem nas mídias digitais e como o comportamento se molda a partir disso. Como podemos ressignificar?

As mídias digitais possuem grande força em disseminar ideias, conceitos e tendências de todos os tipos. Através da apresentação de imagens e narrativas de diversas histórias de estilos de vida, incentivam o consumo de forma expressiva. 

As pessoas constroem suas imagens, seus valores e suas regras de conduta de comportamento a partir de diversas informações e narrativas oferecidas nos meios. 

Para muitas pessoas as metas de vestir-se bem, consumir determinados produtos e utilitários, frequentar locais badalados e vivenciar viagens a locais exclusivos, trata-se de uma imitação na busca por um idealização de um vida perfeita, que na maioria das vezes só acontece no mundo ficcional dos filmes, dos livros, das novelas, das mídias e das redes sociais. 

Assistimos fenômenos da influência digital na identificação que traduz um ideal de desejos na mente das massas –  o da relevância social e profissional. Por trás disso tem um mercado de consumo que se alimenta dessas narrativas de imagens e estilo de vida. 

Muitas vezes a comunicação em massa que recebemos ou captamos oferece um tipo de visão da realidade distorcida, criam-se personagens idealizados – seja de forma positiva ou negativa – o que talvez se aproxime mais de uma ilusão e não da realidade propriamente dita, visto que consumimos suas imagens e não propriamente conhecemos suas identidades. 

Muitas pessoas preferem comprar essas fantasias, recusando os seus cotidianos reais e intransferíveis, isto é, valorizam a aparência bela em primeiro lugar, para depois, talvez, prestar atenção na essência da pessoa, do que existe por trás da imagem apresentada. 

A moda e suas coisas estão ligadas à paixão, ao prazer de ver e, também, em contrapartida, de ser visto, de exibir-se perante os olhares de outros. Se a moda não cria o narcisismo em sua forma completa, ela o reproduz de forma notável.

Muitas pessoas apresentam um desejo e até necessidade de se expor nas mídias sociais, buscam reconhecimento e autoafirmação através das “curtidas” e comentários que surgem das fotos e vídeos. Algumas delas podem estar até mesmo passando por sérias dificuldades profissionais, psicológicas, amorosas e financeiras, entretanto elas escolher expor o oposto através de uma postagem de fotos e textos na rede social, criam narrativas fantasiosas para tentar aliviar essas dificuldades. 

As grandes questões pautadas aqui são em relação à importância que as pessoas dão à imagem nas redes e por isso, o grande cuidado necessário nesse aspecto para quem é criador de conteúdo. E além disso, como podemos melhorar esse meio em que existem tantas fantasias, e que podemos ressignificar com mais verdade, autenticidade e transparência

Nós podemos trilhar o caminho para uma Influência do Bem com você!

quem é Aline Alcântara
Aline Alcântara

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.