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Tríade do Branding: Identidade, Imagem e Reputação

Há 14 anos eu bato na mesma tecla da Identidade, Imagem e Reputação, a tríade com os três pilares do Branding.

Quando eu ainda fazia faculdade, já palestrava sobre esses três pilares que compõem um processo de comunicação e que estudamos bastante em Relações Públicas. 

Hoje vivemos em uma era pautada pela imagem e em que ficam cada vez mais ocultas as verdadeiras identidades. 

Agora, vamos conceituar melhor esses pontos para não restar mais dúvidas dos pilares-chave para qualquer posicionamento.

Identidade: quem você ou sua marca é? A essência, o que compõe sua personalidade e modo de viver e conviver. Imagine se olhando no espelho. A identidade é representada por quem está se olhando. A identidade é algo mais perene. 

Imagem: o que você ou sua marca transmite? Aqui seria o seu reflexo no espelho, usando o exemplo anterior. A imagem é momentânea, pontual e individual. Portanto, suponhamos que você é autoconfiante (identidade), mas transmite uma imagem de arrogância (imagem). Já nos momentos em que está com a família, transmite uma imagem de carinhosa.

Reputação: como você é percebido por seus públicos estratégicos (stakeholders) ao longo do tempo? A reputação é de longo prazo, demanda uma construção. É a soma das percepções do público sobre sua identidade e as imagens que você transmite durante um longo período. Voltando ao exemplo, você se mostra arrogante e carinhosa em algumas situações, mas isso ainda mantém uma reputação positiva. O saldo de todas as imagens pode ser positivo ou negativo.

Ouvimos muito se falar de pessoas que mancharam a reputação por algum incidente. E é bem isso, tiveram boas imagens ao longo do tempo, mas uma delas foi tão negativa ao ponto de deixar o saldo das percepções do público negativo. 

Geralmente, não vemos as coisas como elas realmente são, mas sim como nós somos. Nesse processo de decodificar as mensagens, imprimimos nosso modo de ver e valores que aprovam ou reprovam uma marca ou pessoa. Por isso, independente se você é uma personalidade pública ou marca, é importante criar e manter uma imagem forte e que se sustente no longo prazo, utilizando estratégias que tragam intencionalidade às ações. 

Vamos falar muito ainda sobre este mesmo assunto se permeando pelo conteúdo, estilo, Personal Branding e por isso é importante termos as bases conceituais bem sólidas a respeito. Continuem conosco! Fiquem com Deus.

quem é Aline Alcântara
Aline Alcântara

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